Boletim ASPI

BOLETIM 09/2024 – CONAR: PLENÁRIA DESTACA INOVAÇÕES

Em Sessão Plenária presencial realizada na manhã de 22 de agosto de 2022, na sede do Conar, em São Paulo, a direção da entidade apresentou ao Conselho de Ética inovações e diretrizes em fase de implantação. Falaram às mais de 50 conselheiras e conselheiros presentes Sergio Pompilio, presidente do Conar, Edu Simon, 1º vice-presidente, José Célio Belém de Pinho Filho, coordenador do GT de Apostas, Bruno Bonfanti, coordenador do GT Digital, e Juliana Albuquerque, vice-presidente executiva.


Pompilio destacou em sua exposição a aproximação nos últimos meses entre o Conar e as autoridades públicas. “Essa proximidade sempre existiu, mas cresceu muito, principalmente por conta do impacto da publicidade de apostas. Nós, no Conar, temos um papel importante a desempenhar nesse cenário. Nosso desafio e identificar onde podemos gerar benefícios para a sociedade”. Simon, por sua vez, lembrou o advento da inteligência artificial. “Isso vai gerar pressão sobre o Conar. Precisamos estar preparados”. Ele e Pompilio consideram indispensável o desenvolvimento de plataformas de educação pelo Conar, o que está em fase de discussão no momento.


Juliana falou a seguir, informando sobre a adoção pelo Conar de ferramenta tecnologia em apoio à monitoria de anúncios em redes sociais. “Estamos ainda em nossos primeiros passos, mas esperamos bons resultados, principalmente na publicidade de apostas protagonizadas por influenciadores”, disse ela.


Célio agradeceu ao empenho dos participantes do GT de apostas. “Conseguimos, em cerca de três meses de trabalho definir as regras éticas para a publicidade do segmento, priorizando as questões da identificação publicitária, a proteção de menores de idade, a veracidade das mensagens e as informações obrigatórias e de responsabilidade social”, disse ele. “Foram fatores decisivos as conexões internacionais do Conar e a agilidade da sua equipe em reunir as melhores práticas em outros países”.


Bruno lembrou o trabalho do GT Digital, iniciado há cinco anos. “O lançamento do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais em 2020 foi um marco para segmento, inclusive no plano internacional, principalmente por conta da categorização dos tipos de comunicação publicitária desenvolvidas pelos influenciadores”, explicou ele. Bruno também considera importante a continuidade dos esforços de educação pelo Conar das suas normas éticas.


Fonte:( http://www.conar.org.br/index.php?noticias&id=1104)