O INPI concedeu, no dia 21 de janeiro, o registro de indicação geográfica, na espécie Indicação de Procedência, para a cracóvia de Prudentópolis, município paranaense. De acordo com o INPI, “o produto é um embutido suíno típico dessa localidade, cuja população é formada de, pelo menos, 80% de descendentes da Ucrânia. Dessa forma, a influência ucraniana pode ser percebida em diversos aspectos na cidade, sendo um deles a gastronomia.
A explicação para o nome peculiar do produto é dada pela Prefeitura de Prudentópolis. Conta-se que uma família de descendentes de ucranianos, dona de um açougue da região, produziu um embutido diferente e pediu a opinião de um cliente polonês, que achou que o produto precisava de um nome que chamasse a atenção. O embutido foi, então, batizado em homenagem à cidade polonesa de Krakóvia, com o intuito de aguçar a curiosidade sobre o produto feito por ucranianos, mas com nome polonês”.
Ainda, de acordo com o INPI, o Manual de Indicações Geográficas será atualizado de forma contínua. Clique aqui para mais informações.
(fonte: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-reconhece-ig-para-a-cracovia-de-prudentopolis-pr).
Histórico
Papel na Sociedade
Diretoria e Conselho
Nossos Associados
Estatuto e Regimento Interno
Código de Ética
Tour Virtual
Galeria de Imagens
Regulamento de Utilização do Logo
Regimento da Comissão ASPI de
Diversidade e Equidade
Av. Professor Ascendino Reis,
1548 - CEP 04027-000, São
Paulo - SP - Brasil.
CNPJ: 53.023.859/0001-82
(11) 99786-6759
aspi@aspi.org.br
© 2024 Todos os direitos reservados - Feito com por
Nuvem3
© 2024 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Nuvem3