+55 (11) 5575.4944 | (11) 99786-6759

Boletim ASPI

BOLETIM 04/2023 – STF realizou audiência pública sobre Marco Civil da Internet

Após convocação dos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi realizada no final do mês de março audiência pública sobre regras do Marco Civil da Internet. Os temas em discussão foram a responsabilidade de provedores de aplicativos ou de ferramentas de internet por conteúdo gerado pelos usuários e a possibilidade de remoção de conteúdos que possam ofender direitos de personalidade, incitar o ódio ou difundir notícias fraudulentas a partir de notificação extrajudicial. Conforme publicado pelo STF, essas questões são objeto dos Recursos Extraordinários (REs) 1037396 e 1057258 (Temas 533 e 987 da repercussão geral).

A realização da audiência pública permitiu ouvir especialistas e representantes do poder público e da sociedade civil, a fim de obter informações técnicas, políticas, econômicas e jurídicas sobre a questão. As contribuições vão subsidiar a Corte com o conhecimento especializado necessário para a resolução das controvérsias.

O Tema 533, de relatoria do ministro Fux, “trata do dever de empresa hospedeira de sítio na internet de fiscalizar o conteúdo publicado e de retirá-lo do ar, sem intervenção judicial, quando for considerado ofensivo. Já o Tema 987, relatado pelo ministro Dias Toffoli, discute a constitucionalidade de regra do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) que exige ordem judicial prévia e específica de exclusão de conteúdo para a responsabilização civil de provedores, hospedeiros de websites e gestores de aplicativos de redes sociais por danos decorrentes de atos ilícitos praticados por terceiros”.

Para ler a íntegra da decisão, clique aqui.

(Fonte:https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=503467&ori1)